
MARCA OU “NOME DE PRODUTO”?
O poduto é algo que é feito na fábrica; a marca é algo que é comprado pelo consumidor: o produto pode ser copiado pelo concorrente; a marca é única. O produto pode ficar ultrapassado rapidamente; a marca bem-sucedida é eterna.
(Stephen King)
Lemos no portal varejista (www.varejista.com.br) - não queremos de forma alguma menosprezar o site, é só uma constatação - que a marca envelhece, nesse mesmo instante nos veio em mente a marca "Coca-Cola", que existe desde 8 de maio de 1986 (data de criação do produto. Analisando seu histórico e prestígio, acreditamos que será de consentimento de todos que essa marca não envelheceu e não vemos um envelhecimento para as próximas décadas, isso, porque a Coca-Cola se renova de forma a não perder suas características, mudando suas embalagens, utilizando de cores alegres, em determinados períodos do ano a marca se adequa a esses, como por exemplo no natal, que temos todos os anos novas embalagens e comerciais, sempre mantendo suas tradições de forma inovadora!
Contudo, queremos frisar a diferença entre se ter uma "MARCA" e se ter "NOME DE PRODUTO". A marca de uma empresa ou organização é a síntese dos valores da empresa ou produto. Mais do que cartão de visitas trata-se do nome que resume a promessa de entrega de valor, pelo qual faz-se a leitura da história e potencialidades dessa mesma corporação. A marca é, portanto, um elemento intemporal. As entidades migram de nome de produtos ou nome de empresas para uma marca, quando alcançam esse nível intensidade.
Parabéns menina pelo trabalho, acredito que vai ser de grande importancia para todos nos conhecermos um pouco mais do que é o varejo, uma tendencia que cresce a cada dia mais
ResponderExcluirBjos
Daniel
Concordo com o post. Recentemente, na faculdade, estávamemos falando justamente sobre a Coca-Cola. Onde quer que você vá, em qualquer boteco ou mercearia de esquina, você encontra uma Coca-Cola à venda. Nem sempre encontra uma Pespsi, por exemplo. Além disso, quem bebe Pepsi, bebe Cola-Cola. Já quem bebe Coca-Cola, nem sempre bebe Pepsi. É o poder da marca! Nem todo mundo gosta de Fanta ou Guaraná, mas aponte alguém que não goste de Coca-Cola! Muitos já fizeram suas fórmulas desse refrigerante, mas a marca e a tradição falam mais forte! A marca é, sem dúvida, um elemento intemporal!
ResponderExcluirOlá AnVarejo!
ResponderExcluirVocês não sabem quando eu gosto de ler, escrever, comentar sobre esse assunto "varejo", é tão vasto e impolgante!!!
A Coca-Cola, merca de tradição a anos, é um ótimo exemplo a ser dado, de influencia de marca. Sua evolução foi capaz de lhe trazer glamour, não perdendo suas origens, como bem foi explicado!
Fico muito contente em ver que vocês alunas de Marketing criaram um blog para falar sobre esse assunto!
Parabens!!
Parabéns pela inciativa do blog!
ResponderExcluirEstamos precisando de representatividade em Joinville quando ao assunto, e quem sabe futuramente com o crescimento do blog podemos criar evento de capacitação sobre os temas abordados.
Gostaria de acrescentar: Acho que além de inovar a coca cola consegue atingir as expectativas criadas em relação ao produto(através da qualidade). Ela nos cria desejos e depois nos completa. Tendo isso como mais um fator a tornar sua marca intemporal.
Parabéns novamente ;)
A Caco-cola a séculos é referência mundial como refrigerante, não apenas pela qualidade do produto, mas pelo seu trabalho de marketing em cima da marca. Se alguém falar "Coca"... todos logo lembram da Coca- Cola... isso se dá pela ligação da palavra a marca.
ResponderExcluirO tradicional vermelho e sua tradicional letra que descreve a marca desde que foi lançada, reforçam a marca na mente do consumidor.
òtimo exemplo meninas!
Parabéns,
Claudia Gomes
gosto da marca coca-cola
ResponderExcluire gosto de ver como ela muda através do tempo
é uma observação que agrega muita riqueza para nós, profissionais de marketing.
estou acompanhando o blog.
Gostei muito do que publicaram, e concordo com os comjentários a cima!
ResponderExcluirA marca coca-cola é grande referência de "marca que deu certo" e está na mente de 99% da população!
Há muito o que pesquisar sobre esta marca, de forma a agregar conhecimento para experiência futuras!
Vlw Anvarejo,
Marcos Valério - estudante de publicida Curitiva - PR
Gostei muito do que publicaram, e concordo com os comjentários a cima!
ResponderExcluirA marca coca-cola é grande referência de "marca que deu certo" e está na mente de 99% da população!
Há muito o que pesquisar sobre esta marca, de forma a agregar conhecimento para experiência futuras!
Vlw Anvarejo,
Marcos Valério - estudante de publicidade Curitiba - PR
Parabens! Ficou excelente o texto e transmitiu aquilo que realmente é uma marca.
ResponderExcluirSomente para frizar o que foi dito neste post em 2008 divulgaram na pesquisa Best Global Brands as 100 maiores e mais valiosas marcas do mundo (veja que o valor divulgado é o valor da marca e nao o da fabrica que produz o produto). Veja a noticia no link http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u446755.shtml
COCA COLA É EXEMPLO VIVO DE INOVAÇÃO SEJA NA MARCA OU NA PROPAGANDA...
ResponderExcluirREFERENCIA NO MUNDO TODO...