quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Diferenciações do marketing de varejo




Segundo Henry Richter (1954, p.53) - “Varejo é o processo de compra de produtos em quantidade relativamente grande dos produtores atacadistas e outros fornecedores e posterior venda em quantidades menores ao consumidor final”.


O varejo possui algumas principais funções que são:





O varejo diversos "tipos" de loja, além é claro da mais recente forma varejista: Varejo sem loja, ou seja, a forma varejista de menor custo para os empresários e que hoje está sendo muito bem aceita pelos internautas, tornando-se uma forte tendência.


Abaixo segue alguns exemplos do Varejo com loja:





Exemplos de Varejo sem loja



• Lojas especializadas
Formadas por varejistas do tipo independente que oferecem, aos consumidores, uma linha única. Operam com um número limitado de categorias de produtos.
Exemplo: World Tennis, Habib’s, Livraria Cultura, Kalunga.

Lojas de departamento
As lojas de departamento são de grande porte, apresentam grande variedade de produtos, como ferramentas, eletrodomésticos, confecções, cama, mesa, roupas masculinas e femininas. Pode-se dizer que se trata de várias lojas especializadas, departamentalizadas
Exemplo: Fast, Extra-Eletro, C&A, Renner e Pernambucanas.

Lojas em cadeia
Define-se como um grupo de quatro ou mais lojas que operam no mesmo tipo de negócios. A economia em escala para compras é a vantagem dessa categoria. Supermercado e lojas de departamentos podem ser citados como:
Exemplos Pão de Açúcar e Renner.

Lojas independentes
Caracteriza-se pela simplicidade administrativa e freqüentemente pelo atendimento personalizado aos clientes, devido ao contato mais direto entre proprietários ou gerentes com clientes.
Exemplo: Todas as pequenas, médias e mesmo grandes lojas sem pertencer a redes e
sem imagem forte no segmento .

Cooperativas
Agrupamentos de varejistas independentes, cada um opera sua loja, mas tomam certas decisões em conjunto, como compras e promoções.
Exemplo: Farmacem, Coopercitrus.

Supermercados
Estabelecimentos estruturados em departamentos com estoque.
Exemplo: Comprebem, Futurama, Sonda-Supermercado.

Hipermercado
A junção em um único espaço físico de lojas de descontos e supermercado, onde são oferecidos produtos alimentícios e não-alimentícios, geralmente com preços menores dos que são oferecidos no varejo devido à grande condição de negociação de compras por parte dessas lojas.
Exemplo: Extra, Carrefour, Wal-Mart

• Lojas dedesconto
Linha variada de produtos, exemplo: alimentício, de vestuário, brinquedo. Característica dessas lojas são os preços baixos, oferecendo sempre marcas nacionais tradicionais.
Exemplo: Sam’s Club.

Armazéns/ Mercearias
Lojas que oferecem uma linha básica de produtos de mercearia, frios e laticínios, instalações quase sempre na periferia.
Exemplo: Pequenos pontos- de-venda em periferia sem nomes representativos.

Lojas de variedades
Lojas varejistas que trabalham com diversidade muito grande de mercadorias populares de baixos valores. Os produtos oferecidos; papelaria, acessórios femininos, brinquedos, utilidades domésticas etc.
Exemplo: Armarinhos Fernando, Lojas Americanas.

Ponta de estoque/ Outlet/lojas de fábrica
Varejistas que oferecem preço baixo para produtos fora de estação ou com pequenos defeitos, geralmente são operadas pelos próprios fabricantes.
Exemplo: TNG, Adidas.

Lojas de conveniência
Lojas que oferecem produtos alimentícios e artigos de primeira necessidade. Preços mais elevados do que os praticados pelos supermercados. Esse tipo de varejista oferece aos consumidores conveniência de localização e horário, geralmente instaladas em postos de combustíveis.
Exemplo: Am-Pm, Br-Mania, Star Mart

Lojas de preço único
Varejistas que oferecem mercadorias para o lar, presentes e brinquedos, por preços baixos, comum a todos.
Exemplo: Lojas de R$ 1,99



Logo, vemos que o varejo proporciona inúmeras oportunidade de mercado, basta o empreendedor saber como e qual ferramenta trará maior reconhecimento e lucros sazionais par a sua empresa. Assim como saber lidar com as principais funções que o varejista tem que estar atento para obter sucesso.



Um comentário:

  1. Halo, eu sou Helena Julio, do Equador, quero falar bem sobre os investidores financiadores de Le_Meridian sobre este tópico.Le_Meridian Funding Investors me dá apoio financeiro quando todos os bancos da minha cidade recusaram meu pedido de conceder-me um empréstimo de 500.000.00 USD, eu tentei tudo que pude para conseguir um empréstimo de meus bancos aqui no Equador, mas todos eles me recusaram porque meu crédito era baixo, mas com a graça de Deus eu vim a saber sobre Le_Meridian, então eu decidi dar uma tentativa de aplicar para o empréstimo. com a vontade de Deus eles me concederam um empréstimo de 500.000,00 USD o pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador me recusaram, foi realmente incrível fazer negócios com eles e meu negócio está indo bem agora. Aqui está Le_Meridian Funding Investment Investment Email/WhatsApp Contact se você deseja aplicar o empréstimo de them.Email:lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.comWhatsApp Contato: +1-989-394-3740.

    ResponderExcluir