sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Promoção: forte ferramento para o varejista!!




Os varejistas utilizam de amplas ferramentas de promoção para conseguir gerar atração do cliente e induzí-lo a compra.

Publicam anúncios, promovem liquidações de inverno, verão (ponta de estoque), enviam cupons de desconto aos seus clientes, sem mesmo eles terem comprado algum produto ou adquirido algum serviço de sua empresa, tudo, para trazé-lo a ela. Além é claro das distribuições de amostras grátis em pontos de vendas específicos, como por exemplo em lojas.




Cada varejista deve utilizar ferramentas de promoção que apóieme reforcem o posicionamento de sua imagem.

Anúncios de bom gosto mostram sofisticação, como a utilização de uma página inteira de uma revista de grande público, como forma de propagar sua promoção.

Um ponto muito importante que está relacionado a promoção, é o receptivo. Portanto, treinar cuidadosamente seu pessoal de vendas para receber os clientes, captar suas necessidades e saber lidar com as possíveis queixas é mais que uma necessidade, é obrigação.

Os varejistas de descontos expõem suas mercadorias de modo que promove a idéia de "pechinchas" e economia para o bolso do consumidor, enquanto mantêm a assistência à vendas e os serviços.



.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Editora Eichborn e suas representantes!!!


A editora alemã Eichborn tem como símbolo uma mosca. Para inovar, a empresa resolveu fazer uma ação de visibilidade, para que as pessoas visitassem seu o stand na Feira de Livros de Frankfurt em que participavam.

Para isso, seu profissionais de marketing resolveram de uma forma bem "abusiva" chamar a atenção das pessoas que por ali passam, como mostra o vídeo, moscas carregam um convite em nome da empresa. Diferente, não!? Talvez um pouco nojento, mas, concerteza todas as pessoas que presenciaram as representantes da empresa (as moscas), nunca esqueceram dessa ação de marketing.

Para Kotler (p. 33,2000) um profissional de marketing é “alguém que busca uma resposta (atenção, compra, voto, doação) de outra parte, denominada cliente potencial (prospect)”.

Como disse Kotler o profissional de marketing é alguém que busca uma resposta, atenção.... acredito que os profissonais de marketing da editora Eichborn conseguiram alcançar seus objetivos com exito!!!!







.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Marketing de Varejo Presente em uma Forte Mídia Social: Orkut


Hoje, o orkut é uma forte mída social utilizada não apenas pelos interessados em relacionamentos, mas também, por empresas que buscam informações de clientes, possíveis clientes e até mesmo para prospectar novos mercados virtuais.
Com o marketing de varejo não é dferente, até em comunidades do orkut alunos e varejistas expõem suas idéias, conhecem novas tendências de mercado, além, de possiblitar ao próximo trocas de informações e dados para manter a atualização das necessidades, desejos e tendências que estão por vir.
Essa troca de informações via internet são muito interessantes, pois a informação proposciona que pessoas de todo o mundo tenha acesso, basta juntar-se a comunidade.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

As fachas podem obter diferencial apenas em sua iluminação!!




Nos dias atuais, os varejistas estão cada vez investindo mais em fachadas que atraem a atenção do público, quanto mais moderna e diferenciada, mais atrativa ela fica e mais as pessoas procuraram conhecer sobre o que é a loja e o que ela pode lhe proporcionar.

A “briga” por logistas para conseguir ganhar mais espaço no mercado, trouxeram algumas

tendências de estratégias utilizadas para chamar a atenção odo cliente como a utilização muita iluminação com focos de luzes estrategicamente posicionado proporciondos pelo lojistas.

Para iluminar o local é preciso verificar as características físicas do empreendimento e quais os efeitos visuais que deseja criar. Percebendo essa necessidade, o mercado oferece uma grande opção de iluminação onde são usados para variar a cor do local, de forma que se as paredes do local são brancas de noite com a iluminação "especial" essa parede poderá ter a cor que o empreendeedor quiser, como lilás, por exemplo.

Tudo varia de acordo com a cor que pretende que apareça.

Enfim podemos notar que o mercado oferece cada vez mais formas criativas de valorizar a fachada, e a iluminação é uma delas, onde ela deixa de ser um agente inerte, para virar um aliado na recuperação de ganhar cada vez mais espaço no mercado e conseguir estar a frente dos concorrentes.



Diferenciações do marketing de varejo




Segundo Henry Richter (1954, p.53) - “Varejo é o processo de compra de produtos em quantidade relativamente grande dos produtores atacadistas e outros fornecedores e posterior venda em quantidades menores ao consumidor final”.


O varejo possui algumas principais funções que são:





O varejo diversos "tipos" de loja, além é claro da mais recente forma varejista: Varejo sem loja, ou seja, a forma varejista de menor custo para os empresários e que hoje está sendo muito bem aceita pelos internautas, tornando-se uma forte tendência.


Abaixo segue alguns exemplos do Varejo com loja:





Exemplos de Varejo sem loja



• Lojas especializadas
Formadas por varejistas do tipo independente que oferecem, aos consumidores, uma linha única. Operam com um número limitado de categorias de produtos.
Exemplo: World Tennis, Habib’s, Livraria Cultura, Kalunga.

Lojas de departamento
As lojas de departamento são de grande porte, apresentam grande variedade de produtos, como ferramentas, eletrodomésticos, confecções, cama, mesa, roupas masculinas e femininas. Pode-se dizer que se trata de várias lojas especializadas, departamentalizadas
Exemplo: Fast, Extra-Eletro, C&A, Renner e Pernambucanas.

Lojas em cadeia
Define-se como um grupo de quatro ou mais lojas que operam no mesmo tipo de negócios. A economia em escala para compras é a vantagem dessa categoria. Supermercado e lojas de departamentos podem ser citados como:
Exemplos Pão de Açúcar e Renner.

Lojas independentes
Caracteriza-se pela simplicidade administrativa e freqüentemente pelo atendimento personalizado aos clientes, devido ao contato mais direto entre proprietários ou gerentes com clientes.
Exemplo: Todas as pequenas, médias e mesmo grandes lojas sem pertencer a redes e
sem imagem forte no segmento .

Cooperativas
Agrupamentos de varejistas independentes, cada um opera sua loja, mas tomam certas decisões em conjunto, como compras e promoções.
Exemplo: Farmacem, Coopercitrus.

Supermercados
Estabelecimentos estruturados em departamentos com estoque.
Exemplo: Comprebem, Futurama, Sonda-Supermercado.

Hipermercado
A junção em um único espaço físico de lojas de descontos e supermercado, onde são oferecidos produtos alimentícios e não-alimentícios, geralmente com preços menores dos que são oferecidos no varejo devido à grande condição de negociação de compras por parte dessas lojas.
Exemplo: Extra, Carrefour, Wal-Mart

• Lojas dedesconto
Linha variada de produtos, exemplo: alimentício, de vestuário, brinquedo. Característica dessas lojas são os preços baixos, oferecendo sempre marcas nacionais tradicionais.
Exemplo: Sam’s Club.

Armazéns/ Mercearias
Lojas que oferecem uma linha básica de produtos de mercearia, frios e laticínios, instalações quase sempre na periferia.
Exemplo: Pequenos pontos- de-venda em periferia sem nomes representativos.

Lojas de variedades
Lojas varejistas que trabalham com diversidade muito grande de mercadorias populares de baixos valores. Os produtos oferecidos; papelaria, acessórios femininos, brinquedos, utilidades domésticas etc.
Exemplo: Armarinhos Fernando, Lojas Americanas.

Ponta de estoque/ Outlet/lojas de fábrica
Varejistas que oferecem preço baixo para produtos fora de estação ou com pequenos defeitos, geralmente são operadas pelos próprios fabricantes.
Exemplo: TNG, Adidas.

Lojas de conveniência
Lojas que oferecem produtos alimentícios e artigos de primeira necessidade. Preços mais elevados do que os praticados pelos supermercados. Esse tipo de varejista oferece aos consumidores conveniência de localização e horário, geralmente instaladas em postos de combustíveis.
Exemplo: Am-Pm, Br-Mania, Star Mart

Lojas de preço único
Varejistas que oferecem mercadorias para o lar, presentes e brinquedos, por preços baixos, comum a todos.
Exemplo: Lojas de R$ 1,99



Logo, vemos que o varejo proporciona inúmeras oportunidade de mercado, basta o empreendedor saber como e qual ferramenta trará maior reconhecimento e lucros sazionais par a sua empresa. Assim como saber lidar com as principais funções que o varejista tem que estar atento para obter sucesso.



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Copa do Mundo 2014 - Grandes Oportunidades de Negócios





Uma grande oportunidade de negócio será lançado para o Brasil: a Copa do Mundo em 2014!!!. O país trará um evento milionário que irá beneficiar várias regiões brasileiras no ramo varejista, e não irá faltar oportunidades de negócio para quem pretende aproveitar a passagem da Copa do Mundo de 2014. Algumas regiões serão privilegiadas com essas oportunidades, consideradas grandes forças de mercado, para impulsionar o comércio e o varejo.

Belo Horizonte, por exemplo, foi eleita como uma das sedes brasileiras para receber jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014. O modelo de trabalho do Núcleo de Gestão das Copas seguirá a fórmula comprovadamente eficaz do Programa Estado para Resultados e que consiste no estabelecimento de metas com definição de responsabilidades e prazos para seu cumprimento.




A atuação dos membros do Núcleo de Gestão das Copas abrange as áreas de infra-estrutura de transporte terrestre e aéreo; infra-estrutura turística; saúde pública; e, segurança pública, entre outras.





Logo, podemos analisar alguns negócios que poderiam acontecer na região:


- confecção de roupas e agasalhos para torcidas;

- criação de websites para a Copa;

- construção civil e construção pesada;

- serviços de consultoria em marketing;

- serviços de consultoria em treinamento esportivo;

- fabricação de artesanato local com logotipo e caracteres da copa;

- fabricação de bandeiras, cornetas, produtos plásticos;

- fabricação de embalagens plásticas com as características do mascote;

- alimentos para atletas com a embalagem caracterizada;


As oportunidades são muitas, variam da prestação de serviços a produtos, portanto o empresário deve ficar atento ao núcleo criado pelo Governo mineiro e não deixar passar bons negócios.

Segue agora uma pequena descontração:

Banco Itaú - Santiago no Chile





O banco acima se localiza na cidade de Santiago no Chile, onde é possível identificar de qual banco se trata apenas pela sua logo em destaque, pois para nós essa fachada não possui nenhuma característica de um Banco do Itaú, principalmente co seus formatos, cor amarronzada e utilização de madeira. Sua fachada dá um ar mais rústico ao local e o aspecto é muito mais parecida com uma casa do que com um Banco, nem de perto tem a cor laranja que representa o Itaú e nem o azul que também sempre está presente no logotipo.


Cada área geográfica possui uma cultura diferenciada, “pedindo” então, um tipo de varejo diferente em certos aspectos, como já mostramos em outros exemplos já postados no blog.


Podemos ter a certeza de uma coisa, quanto mais conhecemos as formas de varejo e suas estratégias em diferentes localizações, mais podemos perceber que as fachadas sempre mudam, por mais que a loja seja franqueada, pois as necessidades culturais exigem essas mudanças para serem “melhor aceitas”.


Atitudes do Vendedor de Sucesso!

O sucesso em vendas nasce no interior do profissional e da paixão pelo que faz . è necessário principalmente ter a convicção de que os clientes são a fonte da vida de uma empresa. Muitos vendedores perdem venda apenas por não perceberem que o sucesso não surge com um passe de mágica, e sim, com muito trabalho e dedicação.
Portanto, faz-se necessário acreditar que seu produto ou serviço é o melhor que você pode oferecer ao cliente e estra sempre disposto a isso e o que diferencia um profissional de vendas de "outros", são suas atitudes perante a empresa, produto, clientes e fornecedores.

A baixo segue um vídeo que mostra as 10 atitudes do vendedor de sucesso!!!





sábado, 14 de novembro de 2009

Como não se faz pesquisa de Marketing.




As pesquisas de mercado tem por objetivo a coleta de dados e informações sobre determinado mercado, que de certa forma auxiliem nas tomadas de decisão, e todo cuidado em pesquisa de comunicação e marketing é pouco. Para Mattar (2005, p.62) a pesquisa dependerá da experiência vivenciada pelo pesquisador, bem como, seu treinamento e capacidade de assimilação do problema e de suas questões pertinentes.

Como mostra a charge, na pesquisa que está sendo feita, o entrevistador de forma involuntária tenta influenciar na escolha do pesquisado, tornando dessa forma uma pesquisa fajuta, ou seja, a empresa não obterá uma pesquisa de real valor.

Feng Shui (vento e água)



O Feng Shui é uma antiga arte chinesa de criar ambientes harmoniosos. Originou-se há cerca de 5.000 anos, nas planícies agrícolas da China Antiga. Seu desenvolvimento vem sendo desde então, aumentado e evoluído, chegando aos dias de hoje, como uma disciplina capaz de nos oferecer um sistema completo, nos ligando intimamente à natureza e ao Cósmico. Seus diagnósticos e resoluções são capazes de resolver
quase todos os problemas envolvendo uma empresa e de seus trabalhadores.




O Feng Shui é utilizado em muitos países para obtenção de forças positivas ou retirada as forças negativas, em Hong Kong por exemplo, qualquer edifício corporativo é projetado a partir
dos mandamentos do Feng Shui.

Cada escrito do Feng Shui trás suas características de melhorias e de objetos ou mudanças que podem ser feitas para atrair as forças positivas. Para iniciar o tratamento do ambiente empresarial, é necessário posicionar o Feng Shui para a porta, após feito isso, pode-se iniciar o trabalho de tratamento.

O posicionamento de móveis e objetos a fim de garantir a circulação de energia positiva depende de estudos específicos. O feng sgui pode ser a
plicado em um prédio inteiro ou apenas uma mesa de trabalho.

A seguir, algumas dicas de como dar um " empurrãozinho" no sucesso profissional:

• Sente-se de frente para a porta;
• no escritório, nunca fique posicionado de costas para uma janela, segundo o Feng Shui, isso traz uma sensação de permanente insegurança, se a mudança não for possível, coloque um pequeno espelho sobre a mesa, isso lhe dará a sensação de que é possível enxergar o que há atrás de você;
• em reuniões importantes, nunca dê as costas para a porta de entrada. Evite perder energia.
• se o seu empreendimento fica de frente para um prédio antigo e abandonado, ou para um empreendimento que nunca dá certo ou até mesmo se fica em frente a uma igreja, esses podem influenciar no sucesso de sua empresa, pois manda para sua empresa forças negativs, logo, para solucionar o problema, basta você colocar um espelho (não necessáriamente grande), de frente para o o lugar negativo, pois toda energia negativa transmitida, refletirá no espelho e retornará para a "fonte".






O Feng Shui pode aparecer em váriosformatos diferentes, algumas trazem mais especificações em seu próprio quadro, e alguns são mais específicos, como este ao lado, mas todos tem a mesma finalidade: criar ambientes harmoniosos.

Existem especialistas em Feng Shui, que fazem muitos estudos de forças e energias para poder realizar essa prática tão antiga, os preços variam de 500 a 1 500 dólares por dia de tratamento do ambiente.

Sim, parece um valor alto, porém, pode trazer grandes benefícios a sua empresa, como aumento dos lucros, maior procura de clientes e oportunidades antes nunca alcançadas.


Referência:

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O varejo e suas iniciativas de conscientização!




Grande parte das lojas da India que vendem cigarros, possuem em uma parede um ascendedor na função de isqueiro, esse objeto fica logo na entrada da loja, Esse interessante ascendedor possui um formato bastante criativo e ao mesmo tempo espantoso, pois é em formato de pulmões!!!! Sim, uma idéia muito diferenciada, porém, não foi adotada pelos outros países.
Cada vez que alguém ascende um cigarro no objeto ele vai escurecendo , ficando manchado, assim, como o pulmão real quando está poluido e intoxicado. Acredito que essa idéia foi muito interessante, pois causa um impacto generalizado na sociedade, tanto para as pessoas que fumam, quanto as não fumantes. Pode ser que algumas pessoas se comovam com essa iniciativa e parem de fumar, porém, esse incentivo pode ser apenas mais uma tentativa frusrada, pois geralmente os viciados em cigarros não se abalam com esse tipo de protesto/ conscientização.
As lojas que trazem esse essa iniciativa são bem vistas pelo seu caráter de valorização da saúde e bem estar humano, pois concerteza os não fumantes aplaudem essa forma ilustrativa da realidade das "pessoas chaminés".
Pode parecer desconfortavél entrar na loja e se deparar com um pulmão ao seu lado, mas o impacto que ela pode causar faz valer apena a atitude dos lojistas.

Então, o que vocês acham dessa iniciativa? Surtiria efeito no Brasil? Qual sua real importância?


Louis Vuitton - Tóquio




Hoje, etamos publicando mais uma bela fachada, esta se localiza em Tóquio. Para quem não conhece, a Louis Vuitton é uma das marcas mais famosas, reconhecidas e é claro, uma das marcas mais caras no segmentos de bolsas, roupas e acessorios. Essa fachada tem como diferencial sua sofisticação de forma inovadora, mostrando sua beleza, elegância e o glamour como pede a marca.

A fachada é projetada por uma parede dupla de vidro, com 28.000 tubos de cristal, possuem 10cm de diâmetro e 30cm de comprimento, aonde é possivel captar luzes e as cores que vão mudando sutilmente através da refração (mudança de velocidade, ou propagação de luz quando esta passa, por uma interface quando separa dois meios na visão optica diferentes). Sua marca ganha destaque em marca d'aguá chama a atenção do seu público pelo seu formato e tamanho amplo e de fácil visão.

Quem conhece fachadas como essa em Joinville? Quantas? Será que não vale a pena investir tamanho empreendimento na maior cidade de Santa Catarina? Será que não temos público para esses empreendimentos?


• Curiosidade: A loja possui 30 empresas espalhados em 50 países, cada um com sua fachada e glamour diferente conforme a cultura de onde esta localizado.



quarta-feira, 11 de novembro de 2009



Esse lindo hotel localiza-se no país pioneiro na área de artes e ciências,
estamos falando da China.




Assim que olhamos para o hotel visamos sua bela estrutura, mas o que deixa mais em evidência é a piscina que possui o símbolo chinês muito utilizado na cultura de seus povos, o Tai Chi. O Tai Chi simboliza o cosmos e a interação dos princípios energéticos “Yin” e “Yang”, em constante mutação, sendo conhecida a sua representação pelo Tai Chi Tu e no ocidente como o "Símbolo do Yin-Yang".
Yang para eles é o símbolo masculino e yin o símbolo feminino . Pode representar sempre duas formas a cor preta é o yin e a branca yang, através deles é possível que se completem entre si e formem um equilíbrio dinâmico. Os dois são inseparáveis na visão cabalista yin-yang representam o céu e a terra presos um ao outro abraçando-se mutuamente. Para os chineses significa que o tempo e o espaço é “Uno”.
Tudo no ser é yin ou yang, com dupla possibilidade de evolução e involução, por tanto, os chineses usam esse símbolo em muitos dos seus varejos porque para eles só é possível ser feliz e ter o sucesso quando se vive em sintonia com os dois, pois eles se completam e se necessitam mutuamente. Um varejo na concepção deles só pode ter equilíbrio quando yin-yang estão em equilíbrio. Pessoas que acreditam nessa força tem mais probabilidade de sucesso no negócio e na vida, pensam os chineses. Se percebermos o hotel todo é em preto e branco eles utilizaram o símbolo num contexto para que tenham o sucesso esperado.

As diferenças culturais são muito interessantes, principalmente suas influências que determinam suas contruções, fachadas, embalagens, forma de se relacionar entre cliente e organização e etc. Mais do que apreciar, temos que saber respeitar essas diferenças culturais e também inspirar-mos nessas artes como forma de explorarmos tendências, porque não!?

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Mundo McDonald's e suas fachadas!!


Hoje, veremos sobre uma grande empresa reconhecida mundialmente, e suas diferentes fachadas espalhadas pelo mundo, conforme a necessidade e tradição de cada povo.



McDonald's em Valparaíso - Chile: pode-se observar que a fachada do Mc Donald's do Chile possui uma porta de entrada pequena, dividindo grande parte do seu espaço físico com outra empresa, onde a única caracterísca que faz perceber-mos que neste prédio possui uma unidade do Mc Donald's é a placa fixada. Acredito que a essa população não faça parte dos forte consumidores de fest foods. Mas porque nao manter a tradicional fachada? ... em um amplo espaço com letras grandes e muito iliminação...!? Vendo outras fachas do país, os prédios são mais tradicionais, grandes e "um tanto confusos".

Distrito da Liberdade/São Paulo: temos agora uma fachada bem maior do que vimos anteriormente!!! Porém, aos nosso olhos essa fachada não está nada atraente, quando pensamos em "Fest Food - Mc Donald's". Temos aí, outra descaracterização para nós americanos. Se não houvesse um enorme escrito McDonald's, acreditarímos que alí haveria uma loja de móveis, ou algo que venda no varejo e atacado, e não uma delícioda unidade McDonad's. Isso porque Liberdade possui a maior colônia japonesa do mundo fora do japão. E manter as características dos prédios e empreendimento japoneses fazem parte da estratégia de vendas. "...A influência cultural pode ser sentida nas ruas de luminárias tipicamente orientais (onde até as placas dos estabelecimentos são escritas em caracteres orientais) e nas feiras temáticas que acontecem periodicamente..."






McDonald's - China

Agora, temos imagens que mais se aproximam do que "nos atrai", um ambiente amplo, colorito e com muita iluminação!!!! Deixamos então para que vocês terminem suas análises....




McDonald's - Tóquio Japão

... e terminamos com uma imagem bem interessante do fantástco McDonald's em Portugal...


Porto - Portugal

Como vemos, a fachada desse "Mc" perde toda a característica do Fest Food que conhecemos, quem diria que um prédio neutro, sem brilho, sem cor... seria uma McDonald's!? É muito interessante como uma mesma empresa muda suas características físicas para estar de acordo com cada localização geográfica. As orgens e tradições de cada povo exige essas mudanças/adaptações para serem melhor aceita (se assim pode-se dizer)!!!

Referência: http://www.estacaometropole.bravehost.com/liberdade.htm


sábado, 17 de outubro de 2009

O poder da Mídia Social sobre as Empresas Varejistas





Mídia social não é mais uma tendência, é uma realidade e tornando-se o modo de vida da geração “era da Internet”. Hoje, se tem muito mais facilidade em comunicar-se digitalmente do que pessoalmente. Isso ocorre por uma série de fatores, inclusive pela facilidade que a internet nos trás.

A mídia social, nada mais é do que uma ferramenta online que permite a interação entre pessoas de forma virtual. Onde podemos compartilhar fotos, arquivos, palavras, vídeos.

Dividi-se as mídias sociais em 7 (sete) grupos:

· RRedes Sociais: São ambientes de relacionamento entre pessoas. São nessas redes onde as pessoas trocam experiências sobre um determinado produto ou marca. É aonde podemos determinar a saúde da marca. Se ela é bem ou mal falada. “Eu sei o que você fez com o seu cliente na semana passada”: Existe um local onde as pessoas podem “largar o verbo” sobre experiências com determinados produtos, essa rede chama-se Beezer, é possível também tirar dúvidas e obter informações sobre produtos e, com isso, gerar índices de saudabilidade social, atividade, satisfação, entre outros. Mais exemplos de redes sociais são: Orkut, Fabebook, H i5.

Redes Virais: Diferente do item acima, as redes virais são a troca de experiência através de arquivos. São nesses locais onde temos assuntos férteis que podem gerar diversas ações de marketing. Também podemos localizar os temas mais valorizados (ou não). Nas redes virais conseguimos gerar índices de valorização e contágio, saudabilidade da marca, temas mais falados. Exemplos: Youtube, FlickR, PinFotos;

· RRedes Comerciais: O ambiente perfeito para VAREJISTAS e fabricantes de produtos. Você sabe por quanto você está sendo comercializado? Seu produto vale mais ou menos que seus concorrentes? São nesses ambientes onde seus clientes vão vender aquele produto que não lhe serve mais ou que não teve a utilidade que ele gostaria, com isso, conseguimos medir o “PIB Social” do seu produto ou marca e com uma facilidade considerável você terá as respostas para as perguntas deste item. Exemplos: Mercadolivre, buscapé, Drimio;

· BBlogosfera: É o mais fértil, é o mais utilizado, nós (AN Varejista) fazemos parte da Blogosfera, você que está nos lendo, mesmo não tendo um blog, faz parte da blogosfera, podemos aumentar ou diminuir a “moral” de um produto/marca aqui e agora! Basta nos expressarmos a respeito. Existem blogueiros MUITO influentes no assunto de determinados produtos e a postura deles em relação a sua marca é fundamental para blogueiros assíduos. Registrar a saudabilidade da marca em determinados períodos é fundamental para uma boa ação de marketing em ambientes sociais.

· IImprensa Online: Apesar de ser uma mídia tradicional e fugir um pouco deste tema, as mídias sociais seguem esses processos tradicionalistas. Você sabe quem está falando bem da sua empresa? Ou quem está falando mal? Qual a proporção? Qual o tema do momento?

· BBuscadores: Se temos uma internet e o Google está liberado, precisamos urgente comprar um produto que não sabemos a menor idéia da onde conseguir ou tempo de procurar em uma lista telefônica é curto, aonde você procura? Muito provavelmente, no Google, ou 86% os usuários de internet irão procurar! Por isso, é fundamental estar bem posicionado nos mecanismos de buscas, principalmente nos resultados orgânicos e ficar na primeira página não é mágica, existe um novo mercado que cresce muito e que vende serviços de Marketing de Busca (Estratégia de SEO – entre em contato com a iZi em Joinville para saber detalhes).

Ambientes Informais: São ambientes que fogem das categorias acima, mas são tão importantes quanto as demais para avaliação qualitativa sobre percepção de marca e tema. Exemplos: Wikipedia, Yahoo Respostas.


Ainda é muito pequeno o número de empresas que exergaram o potencial que as mídias sociais tem quando bem utilizada. E para reforçar o post, a Forrester Research fez uma pesquisa com profissionais de Marketing onde 53% dos entrevistados disseram que vão aumentar seus investimentos neste tipo de mídia nos próximos 6 meses, outros 42% disseram que vão manter o investimento atual e apenas 5% vão diminuir o orçamento.



Como fazer para ingressar nesses ambientes? (iZi – 3453-1181)

Já existem empresas especializadas neste ramo e inclusive uma associação chamada ABRADI (Associação Brasileira de Agencia Digital). É fundamental o auxilio desses profissionais para que consiga obter um bom resultado neste novo conceito. O investimento é muito menor do que as mídias tradicionais e dependendo do seu produto o resultado poderá ser muito mais eficaz.

Num cenário onde 20% dos brasileiros usam internet todo dia, ter sua presença digital organizada é tão importante quanto ter um ponto de venda por exemplo. As compras por impulso ocorrerão com mais freqüência na rede do que nos shoppings, portanto, se sua marca ainda não está presente nas mídias sociais você tem um belo problema pela frente.


Referências:

http://espacodamoda.blogspot.com/2007/07/e-algum-ainda-duvida-do-poder-da.html

http://www.e-commerce.org.br/artigos/e-commerce_vestuario.php

http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/06/05/midia-social-nao-e-mais-uma-simples-tendencia/

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%ADdias_sociais