sábado, 14 de novembro de 2009

Como não se faz pesquisa de Marketing.




As pesquisas de mercado tem por objetivo a coleta de dados e informações sobre determinado mercado, que de certa forma auxiliem nas tomadas de decisão, e todo cuidado em pesquisa de comunicação e marketing é pouco. Para Mattar (2005, p.62) a pesquisa dependerá da experiência vivenciada pelo pesquisador, bem como, seu treinamento e capacidade de assimilação do problema e de suas questões pertinentes.

Como mostra a charge, na pesquisa que está sendo feita, o entrevistador de forma involuntária tenta influenciar na escolha do pesquisado, tornando dessa forma uma pesquisa fajuta, ou seja, a empresa não obterá uma pesquisa de real valor.

5 comentários:

  1. o meu sabão em pó preferido é omo, e eu não fui influenciado pelo pesquisador. hehehehe
    Brincadeira, mas vcs falaram de uma coisa que acontece sempre e desmoraliza as pesquisas.
    muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza concordo com o post acima minha marca é omo rsrsrs, mas esse tipo de pesquisa nunca tem o verdadeiro numero que a empresa quer, porque eles estão meio que obrigando a pessoa escolher a sua marca

    Bjos

    Daniel

    ResponderExcluir
  3. hahahahha
    só que me faltava né, fazer pesquisa de mecado influenciandoo pesquisado de forma bem direta, ao meu ponto de vista!!!
    rsrs mas olha que não duvido que isso aconteça mesmo!!!


    Beijos meninas - Rodrigo Aguiar

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvidas esse tipo de pesquisa é manipuladora e por mais que você tenha em mente ou mesmo responda a sua marca preferida, com certeza o pesquisador irá lhe oferecer uma nova marca. Mas hoje em dia por meio de estruturação da marca e todo conceito obtido durante anos investindo em propaganda, a marca agregou muitos valores. Podemos dizer que o OMO é o Nº1 nas respostas! Valeu pessoal ! Kenon Alves MBA Comunicação e Marketing

    ResponderExcluir
  5. Existem pesquisas sérias e que trazem bons resultados, mas com certeza as pesquisas manipuladoras acontecem para se obter o resultado desejado e consequentemente influenciar quem está assistindo. Vejo muito isto na Política, aquelas pessoas que falam dos candidatos como se fossem Deuses, Salvadores da Pátria. Afff....

    ResponderExcluir